segunda-feira, 15 de junho de 2009

ANOMALIAS CONGÊNITAS DA MEDULA ESPINHAL E ENCÉFALO

ANOMALIAS DA MEDULA ESPINHAL

ESPINHA BÍFIDA

A espinha bífida é uma deficiência na qual parte de uma ou mais vértebras não se desenvolve completamente, deixando sem proteção uma porção de medula espinal.

Este termo indica a falta de fusão das metades dos arcos vertebrais. A gravidade da espinha bífida pode ser variável.

a) ESPINHA BÍFIDA OCULTA – É o tipo menos grave, que também é o mais comum, uma ou mais vértebras não se formam normalmente, mas a medula espinal e as camadas de tecido (meninges) que a rodeiam não emergem. No defeito podem observar-se uma madeixa de pêlos, uma cavidade ou uma área pigmentada.

b) ESPINHA BÍFIDA CÍSTICA –

a. Na meningocele, um tipo mais grave de espinha bífida, as meninges e o líquido cerebroespinhal emergem através das vértebras incompletamente formadas, dando lugar a uma protuberância cheia de líquido por baixo da pele.

b. Meningomielocele é o tipo muito grave, pelo qual emerge também a medula espinhal; a área afetada tem o aspecto de carne viva e é provável que o bebê apresente uma grave incapacidade.

c) ESPINHA BÍFIDA COM MIELOSQUISE – nesses casos apresenta a abertura da medula espinhal na área afetada, devido às pregas neurais não se fundirem. A medula espinhal aparece como uma massa achatada de tecido nervoso.

ANOMALIAS DE ENCÉFALO

a) A anencefalia (Meroanencefalia) - é uma deficiência na qual falta a maior parte do cérebro do bebê porque não se desenvolveu devido ao não fechamento do neuroporo rostral na quarta semana. Um bebê com anencefalia não pode sobreviver: nasce morto ou então morre com poucos dias de vida.

b) Crânio Bífido – defeitos da formação do crânio associados a anomalias congênitas do encéfalo e meninges.

a. Meningocele craniana – quando apenas as meninges herniam pelo defeito no crânio;

b. Meningoencefalocele – quando as meninges e parte do encéfalo herniam pelo defeito no crânio;

c. Meningoidroencefalocele – quando a parte do encéfalo que faz protrusão contém parte do sistema ventricular.

c) Microcefalia - é uma deficiência na qual a cabeça é muito pequena. As crianças com microcefalia costumam sobreviver, mas têm tendência a sofrer de atraso mental e carecem de coordenação muscular. A microcefalia resulta da microencefalia, pois o crescimento da calvária é induzido pela pressão exercida pelo encéfalo em crescimento.

d) Porencefalia - é uma situação na qual se forma um quisto ou uma cavidade anormal num dos hemisférios cerebrais. A porencefalia é uma clara evidência de que existe lesão cerebral e, geralmente, associa-se a anomalias na função cerebral. No entanto, algumas crianças têm uma inteligência normal.

e) Hidrencefalia é uma forma extrema de porencefalia na qual faltam quase completamente os hemisférios cerebrais. As crianças com hidrencefalia não se desenvolvem normalmente e têm um grande atraso mental.

f) Hidrocefalia (líquido no cérebro) consiste no aumento dos ventrículos, que são os espaços normais do cérebro. O líquido cefalorraquidiano é produzido nos ventrículos e deve sair do cérebro, para ser absorvido e passar para o sangue. Quando não consegue sair, a pressão dentro do cérebro aumenta, dando origem à hidrocefalia. Muitos fatores, como uma malformação congênita ou uma hemorragia cerebral, podem obstruir a drenagem e causar este problema.
Nas crianças mais velhas, a causa são geralmente os tumores. A hidrocefalia é a razão mais freqüente para os recém-nascidos terem a cabeça anormalmente grande.

g) Anomalia de Arnold-Chiari - é uma deficiência na formação da parte inferior do cérebro (tronco cerebral). Costuma associar-se à hidrocefalia.

h )Agenesia do corpo caloso – ausência total do corpo caloso. Essa condição pode ser assintomática, mas são comuns convulsões e deficiência mental.

i) Holoprosencefalia – as crianças apresentam o encéfalo anterior pequeno e apresentam os ventrículos laterais fundidos. Causam anomalias na face em conseqüência da redução de tecido na saliência frontonasal. Os olhos estão muito próximos um do outro.

3 comentários:

  1. Good morning,

    One of the gynaecologists in our hospital, Erasmus University Medical Center Rotterdam, is writing a book about prenatal diagnostics during pregnancy.
    He asked me to collect pictures from several diseases and pathology. One of the pictures should be a picture of a microcephalia. On your website I saw a good picture of it. Can we use this one for our book?

    Of course we will mention your website in the reference list.

    I'm looking forward to see your answer.

    Sincerely,

    Krista Stibbe
    Dept of Gynaecology and Obstetrics
    Erasmus Medical Center Rotterdam, the Netherlands
    Phone number: 00316-22861216

    ResponderExcluir
  2. Nossa fiquei muito assustada com tudas essas fotos.

    ResponderExcluir
  3. O ser humano infeliezmente passa por algumas imperfeicoes , mais Deus deu o dom pra alguns homens e mulhres a oportunidade de poder conhecre a ciencia mais completa e atraz dela q exite hj possibilidades de mudar imperfeicoes e corrigir atraz de novos conhceimentos cientificos ...

    deus abencoe todo ser vivo e q cada um com problemas (especias) possam ter vida normal e com saude!

    Agradesco a Deus por ter me dado oportunidade de connhecer mais sobre a medicina !!

    priscila abreu
    telmapriscila.araujoabreu@gmail.com

    ResponderExcluir